13 projetos com pedras naturais e sinterizadas na CASACOR
Versáteis, as pedras naturais e sinterizadas vão dos pisos às paredes, das bancadas às mesas, dos espaços aos mobiliários, com estilo e muita personalidade.
Mármores, quartzos, granitos e as sinterizadas despertam atenção e fazem bonito em todos os ambientes na CASACOR.
Os acabamentos, tonalidades, veios e texturas conferem singularidade às pedras naturais e sinterizadas, combinando exuberância, beleza e funcionalidade.
A mesa de jantar Mantiqueira, assinada pela arquiteta Fernanda Marques para a Breton, tem estrutura de mármore branco avalanche fosco e centro do tampo na versão polida. A peça faz parte da coleção Serras e parte da observação da paisagem brasileira para criar móveis capazes de circular com desenvoltura pelos mais diversos territórios. Nela, a arquiteta lançou um olhar atento e investigativo sobre dois aspectos essenciais à produção contemporânea de design: a materialidade e o artesanato.
O projeto assinado pelos arquitetos Pedro Alves, Ana Brandão e Amanda Zillig celebra a harmonia dos elementos naturais e traz um grande “olho” de veios casados como ponto focal da sauna. Para esse efeito, foi eleito o mármore Silver Wave, da VM Stone, com beneficiamento da marmoraria Pedra Única. O material tece uma narrativa de elegância e serenidade e oferece uma experiência sensorial, imbuída da percepção de profundidade, habilmente evocada pelos sinuosos veios do mármore, que se entrelaçam em um jogo de tons de cinza, do claro ao escuro, em ondulações e ondas envolventes. A pedra, com seus padrões líquidos, confere uma sensação de movimento fluido, elevando a experiência a um novo patamar de refinamento e contemplação.
Extraída na região Norte do Brasil, a pedra natural quartzito Vitória Régia, no acabamento escovado profundo (Deep) traz os diversos tons da flor de mesmo nome, que nasce e floresce nas águas do Rio Negro que banha algumas comunidades indígenas, à bancada do banheiro, inspirado em uma viagem da designer de interiores Adriana Farias à Floresta Amazônia. “A saia da pia tem forma orgânica, como tudo na natureza, e lembra o arredondado da planta”, explica.
Para compor a ilha, o nicho e adega do espaço, a arquiteta Laura Rocha especificou Dekton®️ Khalo. Da coleção Dekton®️ Stonika XGloss Collection, a superfície ultracompacta é inspirada na pedra natural Patagônia, granito que está entre os mais procurados em todo o mundo pela sua formação e cores genuínas. As manchas sutis cor de café, preto e dourado claro compõem a tonalidade. Os armários das linhas Shaker e Essential, da Ornare, deixam a composição ainda mais sofisticada.
O revestimento XTONE Marquina Black Polido, fornecido pela VM Stone com parceria de execução com a Edgran, compõe a bancada da cozinha, da lavanderia e do banheiro, tornando a ambientação elegante e única.
Com fundo preto e veios brancos, a superfície confere uma atmosfera clássica e sofisticada.
O bar, posicionado logo na entrada do ambiente idealizado pelo escritório Guardini Stancati Arquitetura e Design, é todo executado em pedra natural Quartizito Blue Deep, que tem um desenho único e bem-marcado, em tons de verde-azulado e marrom whisky. A mistura de cores, muitos tons de verde, madeira, caramelo, cinza, texturas, pedras e plantas tornam a experiência sensorial e única.
As arquitetas Adriana Valle e Patricia Carvalho do escritório Migs Arquitetura escolheram materiais com significado e, por isso, apostaram em pedras naturais originárias do Brasil. O quartzito Verde Pantanal, que compõe a bancada, e o granito Álamo Navona, aplicado ao frontão da lareira, ao piso e às paredes do banheiro, foram fornecidos pela Granos.
Na sala de leitura, destacam-se a utilização de pedras naturais, como o quartzito Perla Santana com tonalidade bege claro e o granito Orion, escolhidas por suas texturas e acabamentos que variam entre o bruto, como a do bar flutuante iluminado, e o escovado, revelando um aspecto ao mesmo tempo sóbrio e refinado.
Na ilha de lavatórios deste banheiro funcional em CASACOR, a pedra da bancada de granito Emerald green adicionou uma dimensão tátil e visual ao espaço. A rusticidade da pedra sinuosa contrasta com a delicadeza dos adornos e das plantas dispostas no local.
Texturas, cores terrosas, cerâmicas artesanais, padrões geométricos e materiais naturais criam uma experiência sensorial no lavabo de 27 m², como o quartzo vermelho Xangô que compõe a bancada.
Bruno Moraes buscou a beleza da pedra natural brasileira Blue Deep, que consiste em um quartzito exótico de cor marrom-azul dourado, para constituir o cantinho do bar em seu ambiente na CASACOR, garantindo charme e destaque.
A mesa de centro Bethania, design Estúdio Breton, possui tampo feito de mármore verde Guatemala, adicionando elegância à composição do living do Loft Celmar.