14 ideias da CASACOR SP para renovar ambientes sem gastar muito
A CASACOR SP, que fica aberta ao público até 28 de julho, é uma usina de ideias para arquitetos, paisagistas, designers de interiores e o público em geral. Os 70 espaços projetados por mais de 70 profissionais em 9.000 m² do icônico Conjunto Nacional são, sobretudo, fonte de inspiração para quem deseja renovar ambientes sem gastar muito.
A equipe da revista Olga visitou a mostra e constatou que, este ano, há projetos incríveis, com inovações tanto em relação a materiais quanto a tecnologia. Porém, o que chamou muito a atenção foram as soluções criativas e as produções de objetos em vários espaços que parecem realmente um lar, um lugar onde há pessoas vivendo, dormindo, cozinhando, construindo memórias e compartilhando afetos.
Um novelo de lã aqui, uma caixa de fotografias ali, um bilhete acolá, uma poesia escondida numa gaveta. Pequenos detalhes cuidadosamente pensados e estrategicamente colocados numa cozinha ou num dormitório são capazes de transformar e trazer alegria e aconchego ao dia a dia.
Garimpamos detalhes preciosos desta 37a edição que fazem toda a diferença e são capazes de transformar seu lar em doce lar. Continue a leitura, faça um passeio pela mostra e foque nos cantinhos que podem, tranquilamente, ser reproduzidos em vários cômodos da sua casa.
As Rosas Falam
Nosso garimpo começa no espaço do arquiteto Marcelo Salum, logo no início do circuito da CASACOR SP. Batizado de As Rosas Falam, o ambiente homenageia a mulher em cada detalhe permeado de histórias e delicadezas. Nossa lupa capturou gavetas que escondem poemas e frases, vasos e arranjos de rosas, pilhas de livros, cores que confortam e criam uma atmosfera suave. Confira as ideias pinçadas do espaço do arquiteto:
Nosso Próprio Tempo
O espaço projetado pela arquiteta Cacau Ribeiro é cheio de referências e inspirações para renovar ambientes sem gastar muito. “É uma celebração do presente e um lembrete gentil para valorizarmos cada momento da vida”, explica Cacau, que batizou seu projeto de Nosso Próprio Tempo.
Sem pressa, a equipe da revista Olga esquadrinhou cada ângulo do loft de 120 m² para garimpar as mil e uma ideias desse lugar pra lá de acolhedor. Madeiras claras, tecidos de algodão, fotos, almofadas bordadas, arranjos com galhos de frutas… a curadoria da profissional é irretocável e perfeita para renovar ambientes. Veja as produções da Cacau:
Cabana na Montanha
O espaço de 70 m² do arquiteto Paulo Azevedo é um convite para o descanso. Trata-se de um refúgio cheio de recordações em meio a poltronas e sofás confortáveis. Os padrões de xadrez, floral e listras, o piso de madeira, os móveis antigos e os tapetes orientais estão em harmonia com a profusão de objetos cuidadosamente posicionados.
Percorrer o hall, a sala e o espaço que abriga o ateliê e a biblioteca é um delicioso exercício de descobertas. Paulo sabe encantar, criar um clima caloroso e de afeto. Explore a cabana do arquiteto:
Casa Átimo
O arquiteto Renato Mendonça quis celebrar a conexão entre passado, presente e futuro em seu espaço Casa Átimo. “Priorizamos o conforto, a convivência e a integração com a natureza. Combinamos elementos contemporâneos com peças históricas, honrando o legado do passado enquanto abraçamos o futuro com entusiasmo”, conta.
E você pode fazer exatamente o que fez o arquiteto para renovar ambientes sem gastar nada, apenas abrindo o baú de recordações da sua família. Mendonça trouxe antigos moldes de costura, tesouras, agulhas de tricô e novelos de lã para “valorizar cada momento da vida em evolução”. Acompanhe o resultado da “caça ao tesouro” que ele fez e inspire-se!