Casa Aconchego celebra a arquitetura icônica de São José dos Campos
Areia, Pedra, Laços, Brisa… Cada casa que nasce nas pranchetas da Sonne Müller Arquitetura e Interiores recebe um nome. Um de seus mais recentes projetos é a casa Aconchego, em São José dos Campos, que celebra a arquitetura icônica da cidade e o retorno de uma família à sua terra natal, ou melhor, ao seu aconchego.
“Essa casa é mais do que uma estrutura física, é um símbolo da determinação e do amor pelas raízes”, observam os arquitetos.
“E, para que o significado desse retorno fosse completo, transformamos esse projeto em uma celebração da arquitetura icônica de São José dos Campos.”
Os autores do projeto buscaram incorporar materiais que evocam a rica história da região, caso da icônica residência Olivo Gomes, projetada por Rino Levi, e da arquitetura industrial da Tecelagem, outro marco local admirado pelo cliente. Além disso, foram usados elementos que remetem às suas raízes, como a madeira rústica e a pedra, que conseguiram criar uma atmosfera acolhedora e autêntica.
Tijolo a tijolo
A casa Aconchego tem uma cobertura elegante e esbelta, em madeira laminada colada (MLC). Já as suas bases são uma mistura de concreto armado e tijolos cuidadosamente selecionados. Aliás, cada tijolo foi escolhido pelos proprietários. Eles percorreram o Estado de SP em busca das olarias perfeitas. “Cada visita a uma olaria não foi apenas uma escolha de material, mas uma busca pela essência da construção”, acrescentam os arquitetos.
Nesse projeto, cada detalhe na composição tem significado e propósito. Cada viga de MLC, cada tijolo colocado, contaram com a participação de todos e agora fazem parte da história dessa família que hoje vive em uma espécie de oásis na cidade.
Paisagismo e sofisticação
A casa Aconchego une o paisagismo a uma piscina exuberante, onde cada detalhe é uma expressão de sofisticação. À medida que a água se transforma suavemente de tons claros a um azul esverdeado médio, cria-se uma paleta de sensações.
O deck de travertino turco bruto não apenas encanta visualmente, mas oferece uma superfície antiderrapante, garantindo que, mesmo ao redor da área da piscina, onde normalmente há umidade, os moradores e convidados possam caminhar com confiança, minimizando o risco de escorregões acidentais. E mais: o travertino não aquece excessivamente sob a luz do sol, proporcionando um ambiente confortável mesmo nos dias mais quentes.
A cascata, com seu design retilíneo e moderno, adiciona um toque de movimento e som da água, trazendo serenidade ao ambiente. Já a calha de escoamento, é delicada. Adornada com seixos brancos, não apenas esconde a funcionalidade, mas também se integra perfeitamente ao travertino, criando uma unidade visual.
Cada elemento do projeto foi pensado para proporcionar uma experiência segura e exclusiva. Ali, a estética encontra a funcionalidade, transformando o dia a dia em uma experiência acolhedora e, é claro, de aconchego.
Confira mais fotos do projeto da galeria abaixo: