CASACOR: 10 ideias de mobiliário planejado
Confira diferentes propostas para deixar os móveis planejados atemporais, funcionais e práticos, auxiliando no dia a dia. Selecionamos algumas ideias presentes nos ambientes em CASACOR São Paulo, mostra de arquitetura, decoração, design, paisagismo e arte que fica aberta ao público até 28 de julho.
As marcas destacam tonalidades e padrões do claro ao mais intenso, estruturas vazadas e personalizáveis, painéis que revestem as paredes, assim como os tetos, e armários minimalistas.
Estante vazada e suspensa
Da Celmar Móveis, a estante suspensa mantém a fluidez na divisão dos espaços, no ambiente Loft Celmar 2064, idealizado pelo Studio Roca.
Instalada entre o living e o dormitório, a estante ressalta a geometria em composição com a vida presente no paisagismo exuberante de folhagens.
Fotos: Denílson Machado/Divulgação
Personalização e organização
O arquiteto Léo Shehtman assina o Global Living Dell Anno, um convite para uma imersão no lifestyle cosmopolita moderno. Com soluções funcionais, design prático e minimalista, a cozinha foi pensada como espaço social, com a ilha central e o grande eixo de armários de portas articuladas. Os armários da ilha, em lâmina natural, com frentes inteiras e ausência de puxador, apresentam uma estética minimalista e funcional. Já as portas em laca acetinada criam uma unidade visual que oculta as áreas de armazenagem e a área molhada, com design leve e sofisticado, graças ao sistema de abertura que movimenta as 4 portas de forma articulada, recolhendo as mesmas na lateral do móvel e deixando livre a circulação.
Fotos: Denílson Machado/Divulgação
Nichos iluminados
No bar Adorado, assinado por Rafa Zampini, o mobiliário planejado usou a coleção Timeless Collection, da Ornare, marca presença no nicho iluminado, que enfatiza a atmosfera atemporal do ambiente. Além dela, a coleção Paris marca presença no balcão com uma sofisticada pintura metalizada gold, e as linhas Ikigai, Linear e Essential podem ser vistas na estante do bar.
Fotos: Carlos Oliver/Divulgação
O tom canela enfatiza o conforto no momento da leitura
No loft multifuncional Ecos do Passado, criado pelo arquiteto Renan Altera, todo o mobiliário planejado foi executado pela SCA Jardim Europa. No canto da leitura, o painel feito de melamínico no acabamento Canela, mesmo material usado na claraboia e na estante, cria uma atmosfera acolhedora, propícia para os momentos de leitura.
Fotos: Mariana Orsi/Divulgação
Armários dispensam puxadores
Na Cozinha Torno, da Mandril Arquitetura, os móveis sob medida servem de apoio para os eletrodomésticos e o armário com portas de vidro Extra Clear recebe os utensílios de cozinha. Neste espaço, a SCA Jardim Europa desenvolveu portas sem puxadores, proporcionando uma estética mais clean e minimalista. Toda a marcenaria traz o tom Canapa, que propicia leveza ao projeto.
Fotos: Mariana Orsi/Divulgação
Divisórias e estruturas setorizadas em tonalidades diferentes
No ambiente do arquiteto Renato Mendonça, a Casa Átimo, o padrão amadeirado Carballo, da Criare, surge como protagonista, em uma tonalidade mais escura e profunda, que evidencia o aconchego, adiciona textura, dramatiza o espaço e traz personalidade, no mobiliário planejado. Sua presença é marcante em cada canto – nas paredes, na ampla estante parcialmente vazada nos nichos. Em contraponto, a laca acetinada Brisa, na tonalidade bege acinzentada, destaca os pontos importantes do projeto, como o mobiliário da cozinha com ilha e bancada, e no closet.
Fotos: Denílson Machado/Divulgação
Closet ventilado
No espaço Nosso Próprio Tempo, de Cacau Ribeiro, os closets são parte da Timeless Collection, da Ornare, que se destaca por resgatar a utilização da madeira maciça certificada e da manufatura. O efeito estético de luz e sombra gerado pelo ritmo suave dos brises verticais encanta em três variações: ventilada, ventilada parcial e lisa com filetes maciços.
Foto: Denílson Machado/Divulgação
Biblioteca
No ambiente desenvolvido pela arquiteta carioca Gisele Taranto que revisita as memórias da trajetória de mais de 75 anos da Deca, a estante com nichos em diferentes formatos, com divisórias na diagonal, vertical e horizontal também foi idealizada pela profissional, com a proposta abrigar uma biblioteca com material gráfico manuseável da marca.
Foto: MCA Estúdio/Divulgação
Estruturas quadriculadas
Executada pela Simonetto, a estante de cor branca com nuances de bege, no padrão Cristalino, conta com 2.500 nichos, de 25 x 25cm cada, preenchidos com tijolos produzidos artesanalmente pela comunidade Maria do Barro, de Brasília, que o arquiteto Gabriel Fernandes conheceu durante suas pesquisas para o projeto “Brasis Que Vi”.
“Cada tijolo é único, nenhum é igual ao outro, e ainda traz um desenho de uma casa, modelado em relevo. Os nichos representam as estruturas quadriculadas vazadas, preenchidas com barro, da antiga técnica construtiva pau-a-pique, também conhecida como taipa de mão. Esta foi a forma que encontrei de exaltar e homenagear a ancestralidade da casa caipira brasileira, em uma linguagem estética atual”, explica Gabriel.
Fotos: MCA Estúdio/Divulgação
Armários e gabinetes
A cozinha aberta com um tampo de trabalho em mármore Itaúnas polido, e acima dele, uma marcenaria com armários em MDF Duratex Pau Ferro, que acolhem as demandas de uma casa moderna, na proposta da Trees Arquitetura. Os nichos e prateleiras são preenchidos com objetos elegantes, e os gabinetes, abaixo do tampo, servem para guardar utensílios culinários.
Foto: Ricardo Abreu/Divulgação