Equipe da CASACOR SP reforma casa de 7,30m2 no Jardim Colombo

Até há poucas semanas, o entregador Wallece Gonzaga de Souza, de 33 anos, acalentava o sonho de ter um chuveiro e desfrutar de privacidade em sua casa. “Eu era uma pessoa triste, acredito que fosse reflexo do ambiente onde vivia. Agora sou feliz!”, comemora ele, que teve sua casa de 7,30m2 numa viela do Jardim Colombo, em São Paulo, reformada pela CASACOR SP e a arquiteta Ester Carro.   

Antes da transformação, a casa de Wallace não tinha janela e tampouco um banheiro ou fogão. Ele tomava banho no vizinho, após passar o dia pilotando sua bicicleta para entregar comida. “Não sei quantos quilômetros pedalo das 7h à meia-noite, quando encerro o trabalho; só sei que chegava em casa cansado e não tinha um espaço decente para descansar nem energia para fazer planos para melhorar de vida”, conta. “Agora me sinto motivado a buscar outros sonhos. Posso tomar um banho, deitar na minha cama e sonhar acordado.” 

Arquitetura que transforma

A casa do Wallece, criada pela arquiteta e ativista Ester Carro, é mais que um projeto de habitação real, que estende o circuito da CASACOR SP para além do Conjunto Nacional, onde está a mostra até 28 de julho. Essa casa é um exemplo concreto de como a arquitetura é capaz de transformar a vida das pessoas. 

A arquiteta e ativista é moradora do Jardim Colombo e presidente do Fazendinhando, instituto de transformação territorial, cultural e socioambiental que atua na região. Quando criança, Ester estudou com Wallece. Ela conhecia a história dele e propôs a ideia da reforma para a CASACOR SP. “Os desafios eram grandes. A edificação não tem pilar de sustentação”, explica. “Fizemos o que era possível, em 25 dias de obra, e agora ele tem um lar onde pode cozinhar, armazenar seus alimentos, lavar sua roupa, enfim, viver com dignidade.”

Espaço de 7,30m2: um lar para dormir, cozinhar e viver com dignidade CASACOR SP
25 dias de obra em um espaço de 7,30m2: um lar para dormir, cozinhar e viver com dignidade

Projeto replicável

Mas, apesar das limitações, após a reforma, a casa ficou com pouco mais de 10m². E, garante Ester, é um projeto totalmente replicável, que pode ser adaptado para transformar outras moradias em lares. “É a arquitetura social, que proporciona conforto, dignidade e qualidade estética, uma poderosa ferramenta de transformação social.” 

Na casa de Wallece foram realizados serviços estruturais como encanamento, piso, pintura e o espaço agora abriga um banheiro, quarto, cozinha e uma horta vertical. “Planejamos uma cama elevada, numa espécie de mezanino. Também aumentamos a quantidade de janelas”, descreve.

Cama elevada, televisão e janelas para Wallece voltar a sentir alegria e fazer planos de uma vida melhor  CASACOR SP
Cama elevada, televisão e janelas para Wallece voltar a sentir alegria e fazer planos de uma vida melhor CASACOR SP

Com pouco espaço na lateral do terreno, Ester sugeriu a criação de um pé-direito duplo substituindo as antigas telhas de amianto pelas da linha Eternit. A fachada cresceu e recebeu a horta vertical montada com paletes, dando um toque de paisagismo à nova casa.

Funcionalidade e estética

No interior, a profissional aproveitou cada canto para conquistar uma estrutura completa de residência. Abaixo da área de dormir, foram instalados armários sob medida e, na sequência, uma pequena bancada de cozinha, geladeira e um tanque. Na ponta da casa, ergueu o desejado banheiro. E, como Ester faz questão de prezar a estética, o espaço ganhou mais personalidade com duas obras em grafite do artista local Júlio Jesus.

A bancada da cozinha abriga fogão, geladeira e um tanque; no fundo: armário sob medida com portas de correr
A bancada da cozinha abriga fogão, geladeira e um tanque; no fundo: armário sob medida com portas de correr
O banheiro, na ponta da casa: box, chuveiro, vaso e pia para dar conforto após um dia de trabalho
O sonhado banheiro, na ponta da casa: box, chuveiro, vaso e pia para dar conforto após um dia de trabalho


Com esse novo fôlego, Wallace não esconde o entusiasmo e revela seu novo sonho: “Quero voltar a estudar para completar o ensino médio e, inspirado no trabalho da Ester e do Fazendinhando, pretendo fazer arquitetura”.

Instituto Fazendinhando

Aliás, o Instituto Fazendinhando, além de recuperar áreas abandonadas, tem oferecido cursos de formação na construção civil para mulheres da comunidade e reformado moradias do bairro. Desde 2020, a instituição conta com o apoio da CASACOR SP, que fornece insumos para a concretização dessas ações, incluindo materiais e objetos remanescentes das edições anteriores.

Para Ester, a inclusão de uma moradia real na CASACOR SP vem de um esforço de sensibilização do público: “a história do Wallece não é exceção. Essa é a situação de vários jovens que não tiveram acesso à educação e estão batalhando no dia a dia. A arquitetura que aprendemos na faculdade fica muito longe dessa realidade. E um layout bem planejado pode impactar a saúde física e mental”, completa a arquiteta, que faz doutorado e dá aulas de Projeto Cultural na graduação da Universidade Mackenzie, em São Paulo.

Ester e Wallece em frente à casa reformada pela CASACOR SP: responsabilidade socioambiental
Ester e Wallece em frente à casa reformada pela CASACOR SP: responsabilidade socioambiental

A presidente do Conselho Curador da CASACOR, Livia Pedreira, destaca que esse projeto é um dos pilares da marca, o de responsabilidade socioambiental. “É fundamental que possamos ampliar nossa atuação junto às comunidades. Iniciamos nossa parceria com a Fazendinhando, durante a pandemia, com o projeto Janelas CASACOR. Desde então, além de doações, temos promovido cursos profissionalizantes para capacitação de mão de obra feminina, como o Mulheres na Cor”, observa.

O projeto da casa do Wallece também contou com o apoio das empresas Coral, Deca, Duratex, Eletromec, Eternit, Portinari, Sleep Solution e a construtora Rennove. O espaço está aberto a visitações até o final da mostra, em 28 de julho – sempre às quintas e sextas-feiras – organizados pela CASACOR e Instituto Fazendinhando, com pré-agendamento nos canais digitais do evento.