

Dexco e Sherwin-Williams apontam tendências cromáticas que despertam sensações
Em alta na arquitetura e na decoração, paletas cromáticas ganham protagonismo como ferramenta para despertar emoções, promover bem-estar e contar histórias nos ambientes
Muito além da estética, a cor ganhou protagonismo nos projetos de arquitetura e interiores como ferramenta para despertar emoções, resgatar memórias e traduzir sensações. É o que apontam especialistas da Dexco e da Sherwin-Williams, que destacam a cor como uma linguagem sensível, capaz de refletir o momento em que vivemos.

Segundo Marcele Brunel, head do Design Office da Dexco, “projetar com cor é traduzir sentimentos e necessidades humanas em forma visual”. A ideia é criar atmosferas que acolhem, energizam ou promovem conexão.


Estudos reforçam esse papel emocional: 62% dos entrevistados em pesquisa da Sherwin-Williams associam o azul à calma e confiança, e 42% ligam o amarelo à felicidade. Já na primeira impressão sobre um produto, até 90% da percepção pode ser determinada apenas pela cor, segundo estudo publicado na Annual Review of Psychology.


A tendência do design sensorial, que envolve cor, textura, aroma e materiais naturais, reforça essa abordagem. Enquanto tons terrosos e texturas rústicas trazem conforto e introspecção, cores vibrantes e contrastes estimulam os sentidos e expressam liberdade criativa.
Em alta também estão as paletas que evocam ancestralidade e identidade, com cores profundas, estampas artesanais e formas orgânicas. E, para além do individual, há um movimento que valoriza ambientes plurais, onde a cor representa diversidade e pertencimento.


Dica para quem quer começar a experimentar com cores:
Quer trazer mais personalidade para os seus ambientes? Comece escolhendo uma cor que te desperte uma sensação desejada, acolhimento, alegria, calma ou energia. Depois, pense nos materiais e texturas que podem amplificar essa sensação. E lembre-se: a cor não precisa estar apenas nas paredes. Móveis, tecidos e objetos também contam histórias.