Repaginado, apê com vista para a cidade ganhou amplo living e dois home offices

A estante com nichos de madeira e estrutura de aço na cor preta que percorre o living até a sala de TV e o tom vinho de uma das paredes chamam a atenção ao adentrar o apartamento que foi repaginado para garantir mais conforto e espaço aos moradores —casal e duas crianças pequenas. 

O cenário urbano que se desdobra além das janelas do 21º andar do imóvel localizado na Vila Madalena, na capital paulista, foi a inspiração do trio de arquitetos Fernanda Castilho, Ivan Cassola e Rafael Haiashida, do escritório Atelier C2H.a, que otimizou a área disponível, sem alterar a planta original, com abordagem criativa e inovadora. 

Apê com vista, as aberturas conectam os espaços internos ao cenário da metrópole
No apê com vista, as aberturas conectam os espaços internos ao cenário da metrópole
Os nichos da estante acomodam peças de decoração e ajudam a manter a organização
Os nichos da estante acomodam peças de decoração e ajudam a manter a organização
O tom vinho tinge a parede da sala de estar e a porta do lavabo
O tom vinho tinge a parede da sala de estar e a porta do lavabo, seguindo naturalmente para a área de circulação

Circulação e otimização da metragem

Linear, a área social é setorizada em três funções distintas —sala de TV, estar e jantar— por meio da configuração que favorece a passagem, a integração e a funcionalidade.  

Os caixilhos generosos, do chão ao teto, emolduram vistas panorâmicas da cidade, guiando o design e a distribuição dos ambientes, com um ar de continuidade e fluidez entre interior e exterior do apê. Os três pilares conferem ainda imponência e amplitude, além de ajudar a delimitar a ambientação de cada um dos usos.  

Os ambientes sociais compartilham o skyline da cidade e a estante com nichos abertos e fechados
Os ambientes sociais compartilham o skyline da cidade e a estante com nichos abertos e fechados

A iluminação enfatiza os elementos-chave do apê com vista por meio de perfis de LED embutidos no painel ripado da sala de jantar e no hall social, enquanto pendentes lineares na estante e balizadores de piso nos pilares adicionam um toque acolhedor.

A madeira marca presença na ala social e na íntima, tornando-se a protagonista nos cômodos do imóvel. O jatobá brasileiro na ala social, o piso de demolição em cumaru nas áreas íntimas, além do padrão carvalho americano na cozinha, ajudam a conferir aconchego aos espaços. 

O painel ripado mimetiza a porta de acesso à área íntima
O painel ripado mimetiza a porta de acesso à área íntima

Entre as soluções estão os dois home offices a fim de que o casal pudesse trabalhar de maneira simultânea, sem atrapalhar um ao outro. Um dos escritórios localiza-se no espaço do closet e outro na suíte master —ambos com funcionalidade e conforto para o trabalho remoto. 

Outra estratégia para aproveitar melhor os espaços sem que fosse preciso alterar o layout consistiu em transformar a varanda das suítes em uma sala íntima para os momentos de descanso e descontração em família. 

Estética e praticidade

Uma paleta de cores que mescla tonalidade neutras e sofisticadas imprime na cozinha uma sensação de serenidade e elegância. Os materiais como o carvalho americano e o cinza puro acrescentam uma camada de refinamento e proporcionam durabilidade e facilidade de manutenção.

Já os armários embutidos asseguram amplo espaço de armazenamento e facilitam a organização. Da mesma forma, as bancadas dispõem de uma área generosa para o preparo das refeições.

Confira os demais ambientes do apê com vista para a urbe paulistana na galeria abaixo: 

Projeto de interiores: Atelier C2H.a

Automação: Wedoo

Cortina das suítes e sala íntima: Mirale

Louças e metais: Deca

Luminárias: Yamamura e Labluz

Marcenaria: Castro Marcenaria

Marmoraria: Best Mármores

Móveis: Fernando Jaeger e I’oeil

Produção: LarDeco

Revestimentos: Portobello (sala) e Felgueiras (dormitórios)

Vidraçaria: VLA

Fotos: Gisele Rampazzo/Divulgação