Restaurante ganha jardim com palmeiras que desperta todos os sentidos
Na cidade de Vinhedo, no interior paulista, o Restaurante Origem 75 exibe um belo jardim com palmeiras criado pela equipe do escritório Alexandre Furcolin Paisagismo. Nesse espaço, destacam-se, além das espécies vegetais, elementos como lago ornamental, pergolados e ambientes de estar com mobiliário.
A proposta é preparar os visitantes à experiência gastronômica por meio do projeto paisagístico que conecta o jardim com palmeiras, espécies aromáticas—alecrim. lavanda, sálvia e capim-cidreira— e frutíferas ao entorno, em sintonia com a arquitetura e os princípios da sustentabilidade, botânica e agronomia.
Dessa forma, os visitantes desfrutam de múltiplos ambientes que dialogam com o paisagismo. No início da experiência, eles são recepcionados por exemplares imponentes da palmeira-imperial, que contrastam com a horizontalidade da construção. Os maciços de capim-dos-pampas também dão as boas-vindas e adicionam movimento e tonalidades à composição paisagística.
O eixo de acesso central tem forro de fibra natural, esculturas e bancos, direcionando à entrada do restaurante, e, também, para caminhos com revestimentos permeáveis que conduzem a diferentes ambientes contemplativos.
Os deques de madeira e pergolados enfatizam o conforto e estão em harmonia com o paisagismo que alterna elegantes palmeiras, entre elas a butiá, frutíferas como jabuticabeiras, gramíneas e as folhagens exuberantes e de verde intenso das colocasias.
A composição dos elementos arquitetônicos e das plantas do jardim com palmeiras incentiva a apreciação por diferentes perspectivas, renovando o olhar por meio de detalhes que acolhem e despertam os sentidos.
Projeto paisagístico: Alexandre Furcolin Paisagismo
Equipe: Marina Gwyther, Paula Pereira, André Furcolin, Davi Alvim, Marina Pini, Cris Penha, Danilo Cipola
Mobiliário: Green House
Iluminação: Alloy
Pisos permeáveis: Braston
Fotos: Evelyn Müller/Divulgação