TRANCOSO ESSENCIAL

Um casal na faixa dos 50 anos, com três filhos, comprou um terreno de 6.072 m² próximo ao mar de Trancoso (BA) com o desejo de construir um refúgio contemporâneo para reunir família e amigos. Para dar forma a esse projeto, chamaram o arquiteto David Bastos, do escritório @DBarquitetos. “Os clientes pediram uma casa ampla, com ambientes integrados e acolhedores, que valorizasse a vista do mar, mesmo sem estar de frente para ele”, conta o arquiteto.

A residência foi organizada em oito módulos independentes, conectados por deques de madeira: área social principal, home theater, cozinha com estar e jantar integrados, suíte master, duas suítes comuns, dependências de funcionários, lavanderia e garagem. “Além de atender às normas do condomínio, essa disposição modular com menos paredes proporciona mais integração com a natureza, facilita a manutenção e reduz o consumo de energia da casa como um todo”, explica Bastos.

Os módulos foram erguidos com estrutura em troncos de árvore aparentes, presentes nos pilares, vigas e telhados. As esquadrias de madeira com vidro e os brises horizontais articuláveis garantem controle de luz, ventilação e privacidade. Externamente, pergolados com cobertura de telhas de madeira e acabamento interno em palha reforçam a estética natural e a sensação de leveza. O piso em cimento branco, também aplicado nas bancadas dos banheiros, traz unidade visual e reflete a luz natural de forma suave.

Inspirado pela própria paisagem, o arquiteto buscou criar uma integração harmônica entre arquitetura e natureza. “A principal inspiração veio do terreno, que orientou a disposição e o formato dos módulos. Usamos materiais e tons naturais para promover uma transição suave entre os interiores e o entorno”, explica.

Na decoração, o estilo rústico-chic traduz o espírito do lugar: simples, confortável e atemporal. Todos os móveis e objetos foram escolhidos para compor uma atmosfera de tranquilidade — madeira rústica, tecidos em tons claros e terrosos, peças de cerâmica e artesanato local reforçam o vínculo com a cultura baiana.

Entre os destaques do projeto estão a piscina com borda infinita, que se funde ao horizonte, e a caixa de vidro estrutural na extremidade, que abriga uma sauna e cria um efeito de continuidade visual com o mar.

“O maior desafio foi vencer a topografia acidentada e garantir que a forma final permanecesse harmoniosa e proporcional, mesmo para quem observa do ponto mais baixo do terreno. Essa integração entre estrutura e paisagem foi essencial para manter a estética e o equilíbrio do conjunto”, conclui o arquiteto David Bastos.

Projeto: David Bastos

Fotografia: Denilson Machado