

A ESSÊNCIA DA SERRA
Localizada em Itaipava, na região serrana de Petrópolis (RJ), esta casa linear de 430 m² foi projetada do zero pelos arquitetos Marcos Fossati e Taís Altomar, do escritório Fossati Arquitetura (@fossatiarquitetura), para ser o lar do próprio Marcos, sua esposa e a filha de quatro anos.

Para viabilizar a construção de estilo contemporâneo, o casal criou um platô de 1.500 m² sobre o terreno original de 4.000 m² em declive, no ponto mais alto do condomínio, onde é possível contemplar as montanhas em toda a sua amplitude.


“Estruturamos a casa com vigas metálicas cinza e concreto aparente, combinando com materiais naturais para trazer o charme e o aconchego de uma casa de campo”, conta Marcos.


A piscina foi posicionada no final do platô, com revestimento em porcelanato tom areia. O resultado é um espelho d’água que reflete a paisagem e cria uma borda infinita em direção ao horizonte.


A área social e as cinco suítes — uma delas usada como ateliê do arquiteto — se voltam para a vista das montanhas e têm grandes esquadrias pretas de correr, que vão do piso à viga do frechal. As portas de vidro permitem a integração total com o jardim e a área da piscina.


“Somos muito caseiros. Queríamos uma casa prática, confortável e totalmente conectada à área externa, com bastante espaço para receber os amigos, seja de forma descontraída na piscina e no gourmet, ou em jantares mais formais na sala”, explica o arquiteto.


Na decoração, o estilo é eclético e acolhedor. Elementos do cottage europeu se misturam ao contemporâneo brasileiro, com peças de garimpo, móveis de design nacional e criações do próprio Marcos, como a mesa da copa e os móveis da sala de jantar, feitos em peroba-do-campo de demolição.


A paleta de cores combina o calor das madeiras e o bege das pedras com o terracota do barro, o preto das esquadrias, o azul acinzentado da fachada e o cinza das vigas metálicas.


“O piso de madeira garapa, as paredes de pedra Moledo e o tijolinho de barro da área externa foram fundamentais para aquecer a estrutura da casa, que tem materiais aparentes como ferro, alumínio e concreto”, completa Marcos Fossati.
Projeto: Fossati Arquitetura
Fotografia: Anita Soares