Casa IG, em São Paulo, exibe todo o talento de Arthur Casas
O Studio Arthur Casas esbanja talento, precisão e criatividade há mais de três décadas, tendo o indivíduo como centro da arquitetura. A Casa IG, localizada no condomínio Jacarezinho, em São Paulo, é uma das mais recentes demonstrações da excelência de Arthur Casas e sua equipe. O estúdio assinou um projeto de personalização de uma casa já existente, com a redistribuição da estrutura e o aumento do pé direito.
Projetada para um casal jovem com dois filhos pequenos, a Casa IG tem três suítes e um Kid’s Room, que foi concebido a partir de uma quarta suíte que havia na planta original. Outra mudança muito bem-vinda foi a ampliação do living, com o fechamento parcial do pergolado.
Um lar amplo e aconchegante
A Casa IG possui quatro pavimentos, projetados de forma cuidadosa para garantir todo o conforto aos moradores. No subsolo, há um acesso de veículos, área de serviços, quaradouro e áreas técnicas. No térreo, estão o acesso principal e as áreas de convivência da casa, como o living integrado com gourmet e jantar, cozinha, terraço e piscina. O primeiro andar acomoda as suítes dos filhos e o Kid’s Room, enquanto o andar superior proporciona um amplo espaço ao casal, com a suíte, o office que pode ser integrado ao living pela abertura de portas tipo camarão, o closet e o banho master.
As adaptações estruturais foram feitas após um amplo estudo. Houve reforços na estrutura metálica existente, além da redução de contrapiso e especificação de materiais com menor espessura. Com isso, o pé direito foi aumentado em quase 20 centímetros.
Outro ponto de destaque foi a opção pela iluminação indireta nos ambientes, de forma a destacar a arquitetura. Algumas das lâmpadas no teto iluminam a mesa de centro, as obras de arte nas paredes e as mesas de apoio.
Materiais garantem o nível máximo de excelência
A escolha dos materiais no projeto da Casa IG não foi feita com o objetivo de alterar a casa original. No térreo, foi mantido o piso e o acabamento utilizado no empreendimento: um granito amêndoa de fácil manutenção.
O forro do living e de todos os painéis de marcenaria, incluindo portas de armário, são do mesmo assoalho dos pavimentos dos dormitórios e da escada que conecta os andares. Para os banheiros, utilizou-se uma única pedra, o mármore calacata. Já nas fachadas, o padrão do condomínio Jacarezinho foi escolhido, com tijolinho escurecido e madeira.
Por estar localizada entre duas outras casas, o jardim da Casa IG é o menor dentro do condomínio. O paisagista Rodrigo Oliveira foi muito feliz ao transformar o espaço em um jardim contemplativo.
A construção, em grande parte automatizada, traz em seu mobiliário materiais e cores que se associam à neutralidade. Destacam-se materiais naturais como linho, pedra e madeira em tom claro, sempre contrapostos com a presença do jacarandá na mistura dos móveis contemporâneos com o mobiliário moderno brasileiro. Muitos dos móveis, como mesa de centro, abajur, cadeiras de jantar, sofá e poltronas externas, são assinados por Arthur Casas.
O condomínio Jacarezinho
A Casa IG faz parte de um condomínio de seis residências, que teve seu projeto desenhado para aproveitar o espaço da melhor maneira possível. Uma prioridade foi o respeito à privacidade entre as casas, cujos térreos são pensados em três tipologias diferentes, a depender da posição dentro do empreendimento.
Há um subsolo com área de serviço, dependência de serviço e quaradouro. No térreo, fica o living, sala de jantar, cozinha, e terraço com piscina. No primeiro pavimento, estão as três suítes e um office; no segundo pavimento, suíte master e sala íntima. Pela verticalidade da planta, todas as casas possuem elevador e, mesmo estando próximas umas às outras devido à implantação, possuem total privacidade nos jardins e dormitórios.
Veja mais imagens da Casa IG na galeria abaixo.
Fotos: Filippo Bamberghi