Paisagismo transforma área externa em refúgio para família

Um jardim para uma família com três filhos. Esse foi o ponto de partida do projeto paisagístico desenvolvido pelo escritório Landscape Jardins Arquitetura Paisagística para uma casa na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. “A união da família foi o pilar de sustentação da nossa proposta, que conectou a área de lazer coberta com a área externa descoberta”, explica a arquiteta paisagista Gabriela Setta.

O extenso terreno de 550 m² possibilitou atender perfeitamente aos desejos da família, que ganhou recantos contemplativos e um paisagismo integrado à casa. “Além do espaço para convívio entre pais e filhos, eles desejavam receber convidados para conversas mais intimistas e também para celebrações”, conta a paisagista, que faz questão de destacar o cenário verdejante, com espécies tropicais e frutíferas envolvendo os ambientes, da entrada à piscina com spa e sauna integradas. 

Uma árvore de acerola embeleza a área do jardim e oferece a oportunidade de colher e saborear suas frutas frescas diretamente do pé. Além disso, elas atraem pássaros. “A integração de árvores frutíferas ao paisagismo residencial é uma maneira de trazer ainda mais vida ao espaço”, ressalta. 

Outro aspecto que mereceu a atenção dos profissionais foi a privacidade, que norteou a definição de plantas com volume e altura. Foram escolhidas palmeiras e filodendros implantados em um canteiro que ladeia o muro e faz divisa com a casa vizinha. O intuito era deixar a intimidade preservada. 

Lazer completo: jardim, espaço gourmet, piscina, sauna e spa compõem o paisagismo
Lazer completo: jardim, espaço gourmet, piscina, sauna e spa

Impacto inicial e circulação

A entrada social é um dos destaques do projeto, que surpreende a todos com um jardim vertical, uma cascata, um lago com carpas e um banco. Esses elementos criam um impacto visual imediato e permitem a apreciação e momentos de calmaria, graças ao movimento dos peixes e do som da queda d’água. 

Pelo corredor lateral, os moradores e visitantes são conduzidos à ampla área de lazer, que inclui piscina com spa e sauna integradas, deques, bancos, jardim e gramado, além de espaço gourmet e varanda.  

A entrada da casa dá boas-vindas às pessoas, que são conduzidas a uma experiência sensorial e contemplativa
A entrada da casa dá boas-vindas às pessoas, que são conduzidas a uma experiência sensorial e contemplativa

Privacidade e relaxamento

Para maximizar o relaxamento e a descontração da família, a proposta paisagística oferece uma sensação de refúgio e total isolamento do ambiente urbano. As plantas favorecem também a acústica e o conforto térmico, que proporcionam frescor, deixando os ambientes agradáveis.

O paisagismo composto por Filodendros e palmeiras plantadas ao longo do muro garantem privacidade ao lazer da família
Filodendros e palmeiras plantadas ao longo do muro garantem privacidade ao lazer da família

Variedade de espécies e tons de verde

Palmeiras, filodendros, um pândano e um ipê-de-jardim amarelo, que floresce o ano todo no Rio de Janeiro, destacam-se entre as espécies tropicais cultivadas no jardim. “Essa composição paisagística, que conta com a presença também de plantas floríferas e frutíferas, cria um degradê de diferentes tonalidades de verde, além de múltiplas texturas e volumes que enriquecem o paisagismo”, explica Gabriela.

Elementos rústicos e multifuncionais

O aconchego e a integração são valorizados também pelos elementos naturais, como a madeira, as pedras e as plantas, presentes na área externa. A mureta de pedra natural Hijau, posicionada na borda da piscina, segundo a arquiteta paisagista, adiciona rusticidade e diversidade ao projeto. 

Os deques de madeira deixam os locais versáteis e funcionais, contemplando diferentes composições do mobiliário externo (MAC Design) para todas as situações de lazer em família e entre amigos. 

As áreas de convivência foram idealizadas para atender os anseios dos pais e filhos: uma área lounge flexível, ideal para festas e encontros, com direito à lareira externa, e uma área mais intimista, perfeita para conversas, leitura ou contemplação do pôr do sol. 

Confira mais destaques do paisagismo que abraça a residência da Barra da Tijuca:

Projeto arquitetônico: Claudia Pimenta Arquiteta e Patricia Franco

Projeto paisagístico: Landscape Jardins Arquitetura Paisagística

Fotos: André Nazaré/Divulgação