Paola Ribeiro celebra o poder das cores em seu espaço na CASACOR SP

Paola Ribeiro celebra o poder das cores em seu espaço na CASACOR SP

Verde, rosa e azul. A combinação desses tons e o olhar de Paola Ribeiro celebram o poder das cores na decoração da Casa Coral – Lugar de Afeto, o espaço da designer de interiores na CASACOR SP 2024. Ela brinca com vários tons ao mesmo tempo em que combina estampas florais e listras, criando uma atmosfera de acolhimento e de afeto. Não há como colocar os pés nesse ambiente e não se sentir abraçado. 

“Uma casa afetiva é aquela que nos transporta para um lugar de aconchego”, explica Paola. “É um refúgio de paz interior onde entramos em contato com nossas memórias, referências, lembranças e sensações que preenchem nossa alma.”

Living da Casa Coral – mistura de cores, estampas e texturas criam atmosfera de acolhimento
Living da Casa Coral – Lugar de Afeto: mistura de cores, estampas e texturas criam atmosfera de acolhimento. Foto: MCA Estúdio

Com a imagem desse lugar de afeto em mente, Paola projetou seu ambiente explorando elementos arquitetônicos que carregam as características de uma casa como, por exemplo, os tetos de viga aparentes emoldurando os lambris. “Esses elementos de forração também nos remetem à época da infância, de casas de avó, das memórias que trazem conforto e afeto a nossa alma”, observa.

Teto de viga aparente emoldurando lambris
Paola lança mão de elementos arquitetônicos como teto de viga aparente emoldurando lambris. Foto: MCA Estúdio

Lar, colorido lar!

Quem deseja transformar seu lar num lugar de afeto usando apenas o recurso de pintar as paredes, o espaço da designer na CASACOR SP é pura inspiração. Paola ensina: “você pode escolher as cores que lembram afetos na sua história, eu, por exemplo, selecionei aquelas que me remetem a espaços amorosos, como os tons rosados que levam ao romântico”. 

No ambiente, a profissional usou as cores da paleta 2024 do Colour Futures – estudo global de tendências e cores da AkzoNobel. Trata-se de uma gama de tons que representam a narrativa da história de afeto de cada um. 

“Brincamos de colorir o espaço com uma variedade de verde – cores Folhas de Outono, Chafariz da Praça e Pedra Natural – em contraponto com o Azul Marinho Vibrante e os tons rosados e terrosos das tintas Presente Romântico e Terra Prometida, além de Lugar de Afeto – a cor do ano da Tintas Coral –, que aparece em todo o projeto conectando os ambientes”, comenta Paola. “Vale destacar também o uso do elemento listras em paredes e teto, marcando o contraste claro e escuro.”

Os espaços foram pintados em tons de verde, em contraponto com o azul
Os espaços foram pintados com uma variedade de tons de verde, em contraponto com o azul marinho vibrante. Foto: MCA Estúdio

O antigo e o novo

Aliás, os contrastes estão presentes em todo o projeto. Itens herdados da família estão combinados de forma harmoniosa com obras de arte modernas, peças de antiquário convivem com cadeiras de design contemporâneo, e por aí vai. 

Esse jogo do antigo com o novo aparece na cozinha, toda desenhada pelo escritório de Paola. Ali, estão armários e eletrodomésticos de última geração junto a uma cuidadosa seleção de pratos antigos, bules e outras peças impregnadas de afetividade e marcas do tempo. 

Na cozinha, armários e eletrodomésticos de última geração e objetos antigos convivem harmoniosamente
Na cozinha, armários e eletrodomésticos de última geração e objetos antigos convivem harmoniosamente.  Foto: MCA Estúdio

Já o canto de leitura é uma aula de como misturar lindamente cores e estampas, o antigo e o novo. Esse espaço, que dá boas vindas a quem entra no quarto, combina estampas florais do tapete, com as listras do móvel, manta da poltrona de vime e trio de quadros na parede em tom de rosa. Ao entrar no quarto, móveis contemporâneos e antigos completam a sensação de casa cheia de histórias, mas que não parou no tempo. 

No banheiro, a atmosfera também é envolvente. A designer fez questão de misturar detalhes tradicionais aos contemporâneos nesse espaço que segue a mesma paleta de cores nos mármores e cerâmicas. Aqui, as paredes e o piso são em listras, o elemento que conecta todos os ambientes.

Ao passar de um ambiente a outro, separados por grandes pórticos coloridos, quem visita a Casa Coral – Lugar de Afeto surpreende-se com o resultado do uso criativo das cores. Chega-se à conclusão de que, muitas vezes, basta brincar com as tintas e pincéis para ganhar uma casa acolhedora.

Confira mais imagens do espaço da Paola Ribeiro na CASACOR SP 2024, na galeria abaixo.