Tetro Arquitetos projeta Casa Açucena que parece flutuar em terreno em declive

Os arquitetos do escritório Tetro tiveram como desafio ao projetar a Casa Açucena o terreno em declive, topografia comum em Nova Lima, em Minas Gerais. 

Tetro Arquitetos: Casa Açucena

O resultado é uma casa arejada, iluminada, com planta fluida, que convida à contemplação das copas das árvores, que atingem até quinze metros acima do nível do terreno, por meio de aberturas que permitem que a natureza perpasse os ambientes.  

Tetro Arquitetos: Casa Açucena - tipografia acidentada
Tetro Arquitetos: Casa Açucena - tipografia acidentada - Foto2

Desde o início, o entendimento dos profissionais do escritório Tetro, formada pelos arquitetos Carlos Maia, Débora Mendes e Igor Macedo, foi que a arquitetura deveria se moldar à topografia acidentada, e não o contrário. 

Tetro Arquitetos: Casa Açucena -  Pilares se confundem com troncos

Assim, a construção eleva-se sobre o solo e a vida animal e vegetal, ocupando os espaços vazios entre as árvores. Os pilares negros da edificação, posicionados de forma aleatória, se confundem com os troncos. Dessa forma, nenhuma árvore foi retirada do terreno e a topografia desafiadora com um acentuado declive também se manteve.  

Tetro Arquitetos: Casa Açucena -  Ventilação natural

A preocupação com o uso racional dos recursos naturais também está presente na Casa Açucena. A implantação do projeto e o posicionamento das aberturas favorecem a entrada de ventilação natural e o controle da incidência solar, enquanto o telhado verde contribui para a regulação térmica da edificação. 

Com estética impactante e elementos que elevam o bem-estar e conforto, a Casa Açucena celebra a harmonia entre arte, arquitetura e natureza.

Tetro Arquitetos: Casa Açucena -  Vista da mata
Tetro Arquitetos: Casa Açucena -  Equipe

Projeto arquitetônico: Tetro Arquitetos (www.tetro.com.br)

Equipe: Carlos Maia, Débora Mendes, Igor Macedo, Laura Georgia Rodrigues Layoun Octávio Henrique Mendes Pena Daniele Meloni Déborah Martins 

Área construída: 500 m²

Fotografia: Jomar Bragança/Divulgação (Projeto) e Juliano Lemes/Divulgação (Retrato profissionais)

Localização: Nova Lima, MG

Construção: Engecapo Engenharia (engecapo.com)

Paisagismo: Nativa Paisagismo (www.nativapaisagismo.net)

Acabamentos: CCR Decor (www.instagram.com/ccr.decor)

Marcenaria: Marcenaria Tomáz (tomazmarcenaria.com.br)

Esquadrias: Metal Nobre Esquadrias

Iluminação: Iluminar (www.iluminar.com.br)