Casa em estilo clássico e tons sóbrios transmite elegância atemporal
Elementos sofisticados, tons sóbrios e o estilo clássico imprimem à casa em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, PR, a personalidade única de seus moradores. A seleção do mobiliário, as obras de arte e os objetos ajudam a contar a história de suas vidas e criam um lar com ricos detalhes e clima de aconchego.
A ambientação da residência é funcional e, ao mesmo tempo, tem muito estilo e personalidade. São características que podem ser conferidas em todos os espaços. “Cada detalhe foi pensado para extrair o melhor da vida, transformando a casa em um cenário perfeito para a convivência familiar”, explica o arquiteto Marcelo Lopes, que assina o design de interiores.
Desde a entrada, uma paleta de cores cuidadosamente selecionada privilegia os tons sóbrios e clássicos. Chama a atenção a elegância associada ao estilo clássico. Entre os acabamentos, madeira e mármore revestem pisos e paredes. O xadrez é o padrão predominante das estampas.
Para Marcelo, a harmonia das tonalidades, combinada à escolha criteriosa de revestimentos, estabelece um ambiente acolhedor e, ao mesmo tempo, luxuoso. Essa é uma característica comum a todos os cômodos da casa: do living e suítes à cozinha. Esta, aliás, tem um charmoso canto alemão para café da manhã e almoço.
Espaços personalizados e funcionais
O arquiteto esclarece que o luxo presente nos interiores não é apenas visual, mas também funcional. Ele considerou a rotina dos moradores nas escolhas dos móveis e objetos. “A combinação de peças de design arrojado com itens de conforto cotidiano resulta em uma casa que é, simultaneamente, um refúgio de sofisticação e um lar acolhedor”, enfatiza.
Os quartos das crianças merecem destaque especial no projeto. Segundo Marcelo, a premissa foi promover a convivência e a diversão nesses ambientes. “A ideia central é oferecer estímulos lúdicos, incentivar a convivência entre irmãos e a interação com os amigos”, observa.
Para tanto, Marcelo transformou os espaços tradicionais em recantos multifuncionais. Em um deles, a disposição de duas camas garante uma área ampla para brincar e interagir, enquanto o segundo quarto ressignifica o conceito de beliche.
Projeto de interiores: Marcelo Lopes Arquitetura
Fotos: Samuel Berger/Divulgação @samuelberger.fotoarq