EM RETROSPECTIVA: o design contemporâneo brasileiro e a Breton no DW!

O DW! Tour Brasília foi palco de encontros, reflexões e iniciativas que reforçaram a força do design brasileiro contemporâneo. Entre os destaques da programação, a participação da Breton chamou atenção ao articular exposição, debate e um desafio online que colocou a autoria e a inovação no centro da discussão.

Durante o evento, a marca levou pela primeira vez à capital a mostra Breton Signature, apresentando uma exposição pioneira de projetos digitais autorais assinados por Orestes Blanco e Rosa Maranini, Palloma Meneghello Arquitetura, Ruan Braga e Wilker Alcântara e Studio Walléria Teixeira. A iniciativa partiu de um desafio online proposto aos arquitetos convidados, que desenvolveram ambientes digitais exclusivos tendo o mobiliário da Breton como ponto central de suas composições. Nesta matéria, a Revista Olga volta o olhar para o projeto assinado pelo Studio Walléria Teixeira, explorando os conceitos e escolhas que estruturam sua proposta.

Entre os projetos apresentados na mostra Breton Signature, o Casa Varanda, assinado pelo Studio Walléria Teixeira, destacou-se por uma arquitetura que se constrói a partir da integração. A implantação valoriza grandes espaços conectados e amplos vãos envidraçados, permitindo que a luz natural e o verde do paisagismo atravessem o interior da residência de forma contínua.

Pensado para uma família que aprecia o convívio e o ato de receber, o projeto tem na mesa de jantar Sirena o ponto focal do ambiente. A escolha reforça o mobiliário como elemento estruturador da experiência espacial. As cadeiras Mar, com desenho limpo e linguagem contemporânea, dialogam com o DNA do Studio WT e com a bossa característica do mobiliário brasileiro.

O projeto evidencia como o design nacional, aliado à arquitetura, é capaz de criar ambientes acolhedores, funcionais e carregados de identidade, onde o morar se constrói a partir da relação entre espaço, pessoas e sensações.