Expo Revestir: a moda marcou presença em lançamentos originais, com muita brasilidade e inovação
O renomado estilista Alexandre Herchcovitch aceitou o desafio da Trisoft para produzir um desfile na Expo Revestir com looks realizados a partir de um papel de parede produzido com materiais recicláveis – mais especificamente, garrafas PET. Mostrando a versatilidade de seus produtos arquitetônicos, a empresa e o estilista desenvolveram sete looks completos, a fim de enfatizar a versatilidade dos produtos.
A Linha Matéria, da Castelatto, traz também o reaproveitamento de resíduos a partir das louças sanitárias que apresentavam defeito, da Deca, que, trituradas, tornam-se pequenos fragmentos, chamados de Pitcher, aplicados em 70% da composição da nova linha de brick, com espessura fina, aspecto visual contemporâneo e textura porosa de tijolos aparentes. No formato 10cm x 10 cm e em seis opções de cores: Barbante, Chumbo, Cinza, Branco, Sálvia e Terracota. Ao substituir os agregados que compunham os revestimentos, a marca dispensa a compra de matérias-primas, como areia, pedra, entre outros materiais, utilizando de forma mais eficiente os recursos.
Outra boa surpresa foram os rodapés invertidos da linha NEO, criação da VIVIX e Santa Luzia. Eles criam uma ilusão de ótica de espelho flutuante, adicionando leveza aos projetos arquitetônicos. O design permite a instalação de fitas de LED sem contato direto com o espelho, protegendo suas bordas da luz. Essa combinação resulta em um contorno iluminado nos espelhos, preservando a garantia contra oxidação.
Dois novos modelos de cubas de apoio assinados por Rodrigo Ohtake, arquiteto, designer e herdeiro projetual de seu pai Ruy Ohtake, para a coleção Ohtake, da Roca, foram atração na Expo Revestir, transcendendo a utilidade prática do dia a dia e expressando o belo e a elegância dentro de banheiros e lavabos. Os contornos da flor copo-de-leite (Zantedeschia aethiopica, em seu nome científico) são marcados pela simplicidade, delicadeza e perfeição a partir de formas fluídas e funcionais. Nas cores Matte Black, Stone, Café, Beige, Branco Matte e Branco Brilho.
Inspirada na fluidez do mar e na sinuosidade da água, a Linha Guanabara 810 assinada pela dupla Leonardo Lattavo e Pedro Moog, da Lattoog, para a Fani, proporciona uma experiência sensorial única para banheiros e lavabos. Uma coleção completa, composta por cabide, papeleira e dois modelos de toalheiros, em duas opções de tamanho, com formas arredondadas e curvas, e acabamento.
Com recursos como controle preciso das saídas de jato, regulagem de vazão e temperatura em tempo real, o Painel de Chuveiro Smart, da Docol, oferece um alto nível de customização, desde o aquecimento da água a fim de minimizar desperdícios. Além disso, o recurso se adapta a diversos modelos de chuveiros da marca e proporciona uma experiência de banho personalizada.
A Kohler trouxe para a Expo Revestir a coleção Matte com “novos neutros” que trazem personalidade e calor aos ambientes contemporâneos. As cores “Truffle”, “Peacock” e “Thunder Grey” proporcionam uma atmosfera orgânica, vibrante e dramática.
As Cubas Slim de Embutir, da Deca, completam a linha já consagrada por meio dos modelos de apoio, sobrepor e semiencaixe. Com mais de 100 versões com diferentes aplicações, formatos, tamanhos e cores, atende aos mais variados estilos e perfis de projetos. Entre os diferenciais da nova aplicação, destaca-se o deck interno para instalação de metais ou acomodação de itens de higiene e cuidados pessoais para otimização da bancada.
A fim de demonstrar os seus mais de 70 lançamentos, entre metais, louças e chuveiros elétricos, a Lorenzetti transformou seu estande em uma casa-conceito, simulando ambientes dos lares, como cozinha, banheiro, lavanderia e varanda, além de utilizar como base materiais naturais, muito paisagismo e elementos revestidos por água. A fachada foi inspirada no movimento das águas, para que de uma forma lúdica os visitantes se sintam imersos em um ambiente inspirador.
Sofisticada e inovadora, a peça Mosaico Cittá, da Portinari, transforma ambientes com requinte. Com três variações, duas com filetes metalizados, ela enriquece as paginações de forma única. Seu desenho, inspirado nos boiseries franceses, permite a criação de composições inovadoras. Seu formato de 30x30cm possibilita ampla utilização, desde pequenos até grandes paineis. Além disso, a peça promove perfeita conexão de cores com a base da coleção.
O piso Malva da Linha Essence 30, da Tarkett, também foi destaque pelo formato 600 x 104 mm, permitindo designs criativos em espaços enxutos e reduzindo a perda de material. Além disso, possui a tecnologia Extreme Protection, que aumenta a durabilidade e facilita a limpeza, e o selo Pet Friendly.
Da Arauco, a coleção Tons do Brasil celebra a diversidade cultural e natural do país com sete novos produtos, com destaque para os amadeirados Atlântica, que homenageia a mata litorânea, e o Cerrado, que evoca as chapadas do horizonte. Além disso, os tons lisos, como o terroso Jalapão e o fresco Maragogi, capturam as cores mais belas das paisagens brasileiras.
A Cosentino apresentou a Dekton® Ukiyo, uma coleção com estruturas caneladas prontas para instalação, inspirada no minimalismo japonês, Ukiyo, que significa “viver o momento”, evocando bem-estar e harmonia. Disponível em acabamento fosco, a coleção oferece uma paleta de cores selecionada para criar espaços únicos e personalizados.
A Coleção Patch, da Ceusa é inspirada na riqueza cultural brasileira com o objetivo de transformar o lar em um espaço único e personalizado. Com a tecnologia Deep Design, a coleção convida ao toque com seu relevo suave, lembrando linhas costuradas. As granilhas de vidro criam um volume sutil e brilhante, homenageando as bordadeiras e rendeiras do Brasil. Além disso, a coleção é inspirada nos “patchworks” das colchas de retalhos, trazendo personalidade e brasilidade a qualquer ambiente.
De fato, a Expo Revestir foi um desfile de originalidade, inovação, tecnologia e bom-gosto, trazendo referências brasileiras e sustentabilidade.