Milão: passeios imperdíveis pela capital do design

Daqui a uma semana, os olhares de quem ama, vive e respira design estarão voltados para Milão. De 16 a 21 de abril, acontece a 62ª edição do Salão do Móvel – ou Salone del Mobile –, o principal evento internacional da área. Se você está com viagem marcada para maratonar a exposição e a extensa programação, que inclui 600 designers de 37 países, vale tomar fôlego e anotar na agenda alguns passeios imperdíveis pela capital do design.

Duomo, Galleria Vittorio Emanuele II, Brera, Teatro Alla Scala… A lista é longa. Não tem como ir a Milão e não visitar esses lugares icônicos. A cidade é rica em história, mas também guarda tesouros do mundo da moda (ela é o berço das grifes Armani, Prada, Versace e Dolce & Gabbana) e da gastronomia (o panettone, por exemplo, é uma invenção milanesa). 

Milão - capital do design: Piazza Duomo e Galleria Vittorio Emanuele
Piazza Duomo e Galleria Vittorio Emanuele II: o coração de Milão

Milano Design Week 2024

Como, possivelmente, seu tempo estará reduzido, o itinerário Milano Design Week 2024 – sugerido pela prefeitura da cidade no site Yes Milano – é uma opção interessante. Ele abrange o centro histórico e o quadrilátero da moda. Da Piazza Duomo, o coração de Milão, às quatro ruas de lojas requintadas e elegantes (via Montenapoleone, via Manzoni, via della Spiga e Corso Venezia), o que não faltam são novas iniciativas, exposições e eventos ligados ao design. Uma dica é acompanhar a programação diária publicada no Yes Milano.

Milão - capital do design: Vila Montenapoleone
Via Montenapoleone, uma das ruas que integram o luxuoso quadrilátero da moda

Duomo e Galleria

Que tal começar o tour pelo cartão postal de Milão? O imponente Duomo, a maior catedral da Itália e a terceira do mundo, é uma obra-prima da arquitetura gótica. Vale reservar um tempo para admirar com calma a sua impressionante fachada de mármore de Candoglia. Depois, suba até o terraço para curtir a vista panorâmica da cidade e ver de perto as incríveis torres esculpidas.

Milão - capital do design: Duomo de Milão
Duomo de Milão: as obras de construção começaram em 1385 e só terminaram em 1965

Ainda na Piazza Duomo fica a Galleria Vittorio Emanuele II, uma das galerias comerciais mais antigas do mundo e um exemplo impressionante de arquitetura do século XIX. Além das lojas de luxo, preste atenção aos afrescos, esculturas e piso de mosaico enquanto explora o local. Curiosidade: a Prada tem sua loja na galeria desde 1913, e a confeitaria Marchesi, uma das mais tradicionais da cidade, fica no terceiro andar.

Milão - capital do design: Galleria Vittorio Emanuele
Galleria Vittorio Emanuele II abriga lojas de luxo, cafés e restaurantes

Música e arte

O Teatro alla Scala é a próxima parada, uma das mais famosas salas de ópera do mundo. Seu palco acolheu nada mais nada menos que as estreias de Verdi e Rossini e a primeira performance de Paganini ao violino. É possível fazer uma visita guiada para conhecer a história do La Scala e a sua arquitetura. Ainda no centro histórico, outro lugar que vale a vista é a igreja Santa Maria delle Grazie. Na parede do refeitório do convento adjacente, está “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci, patrimônio mundial da Unesco.

Milão - capital do design: Teatro alla Scala
Teatro alla Scala, uma das mais famosas salas de ópera do mundo

Bairro dos artistas

Conhecido por suas ruas charmosas, cafés pitorescos e galerias de arte, Brera é um ótimo lugar para passear. Mas, sobretudo na Milan Design Week 2024, o chamado bairro dos artistas, não pode ficar de fora do roteiro, pois abriga uma programação especial, com uma série de mostras e instalações imersivas espalhadas em 196 showrooms. E mais: na localidade está a Pinacoteca di Brera, que possui uma variedade de obras de Mantegna, Bellini, Tintoretto e Caravaggio, no Palazzo Brera.

Milão - capital do design: Ruas charmosas de Brera
As ruas charmosas de Brera, o bairro dos artistas

Bosque Vertical

Ao lado de Brera, fica o bairro de Porta Nuova, um dos mais badalados de Milão, com galerias de arte, ateliês e arte de rua. Trata-se de uma área revitalizada de 340 mil metros quadrados, onde fica o condomínio residencial Bosco Verticale (Bosque Vertical), do arquiteto Stefano Boeri. São duas torres, uma de 80 e outra de 112 metros, que abrigam 480 árvores de porte médio e grande e outras 300 de pequeno porte, 11 mil plantas perenes e rasteiras e ainda 5 mil arbustos.

Milão - capital do design: Bosque Vertical
O Bosque Vertical: duas torres e 480 árvores de médio e grande porte

Esta é apenas uma amostra do que prometem os próximos dias em Milão. Prepare-se para viver experiências incríveis ligadas ao design, arte, música, ópera, moda, gastronomia, história…