Mostra Artefacto 2024: imperdível, instigante e inspiradora
Quando arquitetos e designers de interiores se reúnem para criar ambientes em homenagem a personalidades das mais diversas áreas, o resultado pode ser instigante e inspirador. É exatamente isso que se constata ao visitar a recém-inaugurada Mostra Artefacto 2024, que abriga 12 espaços projetados por 12 convidados.
A partir do tema Meu Lugar, cada profissional foi estimulado a refletir sobre a vida e a obra de uma personalidade – do médico à estilista, passando pelo produtor musical, entre outros – e imaginar um ambiente em que pudesse chamar de seu.
Assim, o design pode conversar com a moda, a música e até com a náutica. Desse diálogo nasceram ambientes que homenageiam figuras como Amyr Klink e Viviane Senna e, ainda, trazem a marca de seus criadores.
Vamos conhecer os lugares pensados por cada criador para a sua criatura?
Debora Aguiar, arquiteta, para Viviane Senna, psicóloga, empresária e filantropa
O lounge multifuncional de 90m2, em tons de areia e palha, foi projetado para proporcionar momentos de calma e introspecção à presidente do Instituto Ayrton Senna. O destaque fica com o sofá Argand, em formato de semicírculo, que compartilha espaço com as poltronas Times, Coquille e a chaise long Indiana. Entre os materiais, a arquiteta escolheu variedades naturais, como madeira, mármore e pedra.
Deborah Roig, designer de interiores, para Decornautas, formado por Allex Colontonio e André Rodrigues
Nos 85m2 que somam o estúdio e o rooftop, a designer sintetizou seu olhar para os dois personagens da cena do décor paulistano. Na base da composição, tons neutros que surgem como opção para revestimentos diferentes das peças de destaque: a cabeceira Harrison, acompanhada do elegante banco Maxim.
Erika Queiroz, arquiteta, para Ivan Rollemberg, médico esteticista
Para Rollemberg, Erika concebeu um loft completo, de 115m2, com dormitório, sala de jantar e living – além de home theater e family room. Base de cores neutras e texturas diferenciadas são os pilares do projeto com o posicionamento de móveis como o módulo Maddox, que abraça o living e atende ao home theater. Outro destaque é a cama Nouveau, que domina o dormitório, em composição com a escrivaninha Regia.
Fabio Morozini, arquiteto, para Cinthya Marques, influencer
Uma área social, com lounge, jantar e adega, são os espaços com quase 100m2 que Fabio imaginou para a influencer. Segundo ele, trata-se de uma verdadeira Caixa de Pandora, na qual ele passeia por diferentes nuances de lilás e explora a grande variedade de matérias-primas brasileiras em móveis como o sofá Geta e a mesa de jantar Jud, de madeira pau-ferro.
Genese Ramos, arquiteta, para Amanda Ferber, produtora de conteúdo
A arquiteta se inspirou no estilo de vida agitado de Amanda para projetar um loft, com cerca de 114m2. O ponto de partida foi o descolado e versátil módulo Lounge, com seu eixo central que serve de encosto a dois lados espelhados de sofá. Na base da composição, Genese optou por contrapor tons sóbrios e quentes, e fez uma interação entre contemporaneidade e conforto.
A arquiteta Glaucia Britto, arquiteta, para Rick Bonadio, produtor musical e multi-instrumentista.
Um loft com 110m2 é o espaço acolhedor que Gláucia desenhou para estimular a criatividade de Bonadio. O mobiliário Artefacto desempenha papel central como o módulo Meteora, em texturas suaves e cores neutras no eixo oposto do ambiente, separado por espelhos pivotantes. “Um espaço para compartilhar histórias e emoções. Um lugar, enfim, repleto de música e de vida”, resume a arquiteta.
Ilana Santiago, arquiteta, para Isabeli Fontana, modelo
Um living com jantar, moderno e elegante. É dessa forma que Ilana define o ambiente de 114 m2, projetado em tons sóbrios e fortes (verde e bordô) em contraste com o sofá Argand, de linhas curvas, e a mesa Halston, de linhas retas. “Buscamos trazer para a decoração temas que remetessem às experiências vividas pela top. Brincamos com texturas, transitando entre o linho, o boucle e o veludo. Tecidos que despertam diferentes sensações táteis”, conta Ilana.
Juliana Meda, arquiteta, para Amyr Klink, navegador e escritor
A coragem do navegador é a inspiração da arquiteta, apaixonada por navegação, para criar ambientes que evocam a mesma sensação de aventura e liberdade. Assim, com cerca de 116 m2, o espaço que homenageia Klink tem um lounge, com uma lareira e, ao lado dela, a cama, estrategicamente posicionada. Os dois espaços adicionais são feitos para receber. Destaque para a estante Apex, com livros e lembranças, a escrivaninha Regia e o balanço Grano.
Mariana Maran, arquiteta, para Raffaela Santos, irmã do jogador Neymar Jr.
A jovialidade e a descontração de Raffaela inspirou a arquiteta no projeto do Espaço Gourmet. Formado por dois ambientes, entre estar e terraço, o espaço soma cerca de 194m2. A ideia foi criar na Mostra Artefacto 2024 um ambiente onde as pessoas pudessem se sentir abraçadas, por isso, a escolha dos móveis desempenhou papel central. “O módulo Opus, de linha arredondadas, a mesa lateral Huis, a moldura Elie e a mesa componível Niki foram itens do mobiliário que fizeram toda a diferença na montagem do meu espaço”, explica.
Patricia Penna, arquiteta, para Lucila Zahran Turqueto, jornalista e influenciadora
O living com jantar, com pouco mais de 100m2, desenhado para homenagear quem sabe apreciar o design de qualidade no seu cotidiano, é cheio de obras de arte, objetos garimpados e muita sofisticação. O ton sur ton de areia e bege no módulo Escape é o destaque do living, com paredes repletas de estantes. Na área do jantar, a mesa Lena ocupa o centro da composição. “Até porque, segundo a própria Lucila, a mesa é um dos ‘lugares’ mais usados em sua casa. Tanto para as refeições em família, quanto para as atividades escolares dos filhos”, revela a arquiteta.
Paula Passos e Danielle Dantas, arquitetas, para Carlos Araújo, artista plástico
As arquitetas não escondem que a admiração que nutrem por Carlos Araújo as inspirou para criar o quarto, de 38m2, anexo a um terraço, de 45m2. O módulo Orfei, assimétrico, e com seus módulos e curvaturas diferentes, fica posicionado aos pés da cama Brasília, criando um ponto visual forte. “Procuramos transmitir paz e tranquilidade, sem excessos. Trata-se de um ambiente amplo e limpo, feito sob medida para abrigar duas obras de peso de Carlos Araújo”, conclui Paula.
Roberta Zimmermann, arquiteta, para Andrea Bogosian, estilista
Roberta projetou um lounge com 70m2, que inclui sala de jantar e bar. “Minha homenageada trabalha com moda. É uma mulher sofisticada. Por isso, nas linhas do meu ambiente, procurei seguir o minimalismo e a contemporaneidade da Andrea”, explica Roberta. Na construção do seu espaço na Mostra Artefacto 2024 ela dedicou especial atenção à escolha dos móveis: a mesa Lena, como aparador-bar, em composição com uma grande estante, e duas poltronas Greek. O lounge é composto pelo sofá São Paulo, a mesa de centro Halston e as poltronas Belgravia.
A Mostra Artefacto 2024 pode ser visitada até fevereiro de 2025, de segunda a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados, das 10h às 18h, na rua Haddock Lobo, 1405, São Paulo, SP.