Mostra Artefacto Brasília

Mostra Artefacto Brasília promove o encontro de talentos criativos

A exemplo da Mostra Artefacto São Paulo 2024, a recém-inaugurada Artefacto Brasília também aborda o tema Meu Lugar. São 11 ambientes que promovem o encontro de talentos criativos: arquitetos e/ou designers de interiores e seus homenageados.

Cada profissional se inspirou em uma personalidade para, a partir de sua vida e obra, projetar um espaço exclusivo, ou melhor, um lugar para chamar de seu. O resultado dessa interessante premissa é a mistura da arte com o design, do mobiliário/objetos com a música, a literatura e a moda, e por aí vai. 

De acordo com Denise e Felipe Zuba, sócios proprietários da franquia em Brasília, várias questões foram levantadas para a construção dos ambientes que compõem a exposição deste ano: Qual é o meu lugar neste espaço? O que nele reproduz meu estilo e valores? O que o torna tão familiar e reconhecível a quem se destina?

Vamos conhecer os lugares pensados por e para talentos criativos na Mostra Artefacto Brasília?

Mostra Artefacto Brasília
Silvana Albuquerque, arquiteta, e Luísa Albuquerque, designer de moda e de interiores, para Mayara Noronha Rocha, primeira dama do Distrito Federal

No ambiente de cerca de 50m², a dupla propôs um gabinete de trabalho, onde Mayara pudesse realizar suas reuniões com conforto e personalidade. A mesa bar Lena é um dos destaques como símbolo da sofisticação e do “empoderamento” da homenageada. “Optamos por uma paleta de cores neutra e atemporal, contrastando com o verde profundo, proporcionado por um grande painel curvo, que abraça o espaço e remete ao mobiliário utilizado por Oscar Niemeyer, nos edifícios públicos de Brasília”, conta Silvana.

Mostra Artefacto Brasília
Cybele Barbosa, designer de interiores, para Laís do Amaral Afonso, nome de destaque do circuito social de Brasília

Com base no espírito festivo da homenageada, o espaço foi projetado para celebrar e agregar pessoas. O projeto, com cerca de 120m², se articula em torno da sala de estar, onde se distribuem quarto, escritório e sala de TV. “Devido à sua conformação curva, o sofá Carrie desempenhou papel fundamental na integração dos diferentes setores do espaço”, explica Cybele, que privilegiou os tons claros para o mobiliário, e mais escuros, cinza grafite, para as paredes.

Mostra Artefacto Brasília
Daniele Franco, arquiteta, para Moema Leão, personalidade de Brasília

Todos os detalhes do ambiente de 120 m² foram pensados para transmitir uma sensação de leveza e bem-estar, sem perder de vista a ousadia e a elegância. O espaço é dividido entre quarto, sala de jantar, sala de estar e varanda. “Os tons metálicos foram adotados devido ao brilho, dentro de uma paleta sóbria e neutra, na qual predominam a cor branca e o cinza. O que, aliás, diz muito sobre a minha homenageada”, conclui Daniele.

Mostra Artefacto Brasília
Fenelon Arquitetura para Claudio Solferini, artista plástico

A designer de interiores Neusa Fenelon e a arquiteta Flávia Caetano, sócias da Fenelon Arquitetura, conceberam um lounge íntimo, de cerca 40 m², com a mesa de jantar Sabang e as cadeiras Jackie, na área do jantar ou dos jogos. Assinadas pelo artista, e criadas especialmente para o projeto, telas procuram trazer a estética de Solferini para o espaço. “O trabalho dele ilumina o ambiente, e, como o conhecemos, para além da arte, sabemos que sua personalidade carrega a mesma luz”, conta Flávia.

Mostra Artefacto Brasília
Hélio Albuquerque, arquiteto, para Anna Paola Frade Pimenta da Veiga, promoter

“Ninguém melhor do que a Anna, com sua paixão por receber bem, para dar vida a este projeto”, comenta o arquiteto, que criou o rooftop com cerca de 450m². Os destaques são os sofás Renzo e Costa, a poltrona Canyelles e a mesa de jantar Sabang, móveis escolhidos para abrigar o maior número possível de pessoas, confortavelmente sentadas e bem atendidas. Objetos garimpados pelo mundo, além de importantes obras de arte, reforçam a atmosfera cosmopolita do espaço.

Mostra Artefacto Brasília
Ilgner Martins + Studio, para o casal Raffaela e Leonardo Prudente

A inspiração do arquiteto Ilgner Martins para o espaço na mostra foi esse casal, seus primeiros clientes do escritório. Com 45m², o ambiente é o novo café da Artefacto Brasília, uma área funcional e de convivência. “É um mix perfeito e atemporal de madeira natural, quartzitos, linho nas paredes e uma iluminação sóbria e intimista. Sem falar dos móveis, cada um deles escolhidos a dedo, tendo em vista seu design e sua funcionalidade”, explica Martins.

Mostra Artefacto Brasília
Juliana Leão, arquiteta, para Mari Maria, empreendedora

O loft de 50m² para a proprietária da Mari Maria Makeup é feminino e delicado. “O espaço foi dividido em três partes: área de repouso com duas chaises longue Harrison, sala, com a mesa de jantar Poiret, e quarto, com a escrivaninha Noslen, funcionando como penteadeira”, explica Juliana. “Idealizei um ambiente com tonalidades suaves, revestimentos delicados, inspirados numa jovem empreendedora e influente no mercado de maquiagem no Brasil.”

Mostra Artefacto Brasília
Ney Lima e Walléria Teixeira, arquitetos, para Paula Santana, jornalista

A dupla projetou um ambiente corporativo, formado por recepção, sala de reuniões e lounge para entrevistas. “A Paula é uma jornalista muito articulada e à frente do seu tempo. Nosso objetivo foi, por meio de um layout fluido e integrado, trazer essa atualidade para o desenho do espaço”, afirma Walléria, que cita o módulo Opus e a mesa de jantar Minos como peças fundamentais na configuração de cada um dos setores do projeto. Tonalidades neutras, como o bege e o cinza, predominam nas paredes e nos revestimentos.

Mostra Artefacto Brasília
Studio Freijó Arquitetura e Interiores para Christiana Renault, advogada

As sócias Natalie Tramontini, arquiteta, e Thalita Gonçalves, designer de interiores, se inspiraram na capacidade intelectual, força e determinação da homenageada. “Nosso ambiente, uma sala de estar com cerca de 55m², tem o estilo de Christiana, que tende ao clássico contemporâneo”, conta Thalita. Para decorar o espaço, a dupla harmonizou elementos clássicos, como as boiseries, e móveis contemporâneos como o sofá Piero e as mesas componíveis Brass. A paleta de cores, marcadamente neutra, inclui detalhes em dourado.

Mostra Artefacto Brasília
Susane Quesinski, arquiteta, para Janice Dahmer, empresária

Susane viu na Mostra Artefacto Brasília a oportunidade de celebrar o seu lugar e de sua irmã, Janice, no mundo. Assim surgiu o loft, com cerca de 70m², que investe em uma distribuição orgânica e integrada, formada pela mesa de jantar Judi, e cadeiras Carrie. A área íntima, que conta com um brise de vidro fumê como divisória, complementa o estar e o quarto. “Para dar leveza e sensação de acolhimento, optei pelos tons de bege, madeira e verde nos móveis e revestimentos”, conclui Susane.

mostra artefacto brasília
Thales Zago, arquiteto, para Marcelo Chaves, colunista do Jornal de Brasília

Zago criou um espaço de 74m² voltado para a convivência e celebração, com sala de jantar e estar. Não por acaso, a mesa Halston, complementada pelas cadeiras Daphne, e pelo buffet Greta são o ponto de partida do projeto. Para compor seu ambiente, o arquiteto investiu em tonalidades sóbrias, evidenciadas na madeira e no acabamento em ébano, empregado na mesa da sala de jantar. “Procurei evocar a sensação de um ambiente masculino, atemporal e elegante. Tudo em sintonia com o estilo de vida do Marcelo”, conclui.

Artefacto Brasília

Shis Qi 21, Bloco B

Lago Sul – Brasília – DF