Mostra Artefacto Brasília promove o encontro de talentos criativos
A exemplo da Mostra Artefacto São Paulo 2024, a recém-inaugurada Artefacto Brasília também aborda o tema Meu Lugar. São 11 ambientes que promovem o encontro de talentos criativos: arquitetos e/ou designers de interiores e seus homenageados.
Cada profissional se inspirou em uma personalidade para, a partir de sua vida e obra, projetar um espaço exclusivo, ou melhor, um lugar para chamar de seu. O resultado dessa interessante premissa é a mistura da arte com o design, do mobiliário/objetos com a música, a literatura e a moda, e por aí vai.
De acordo com Denise e Felipe Zuba, sócios proprietários da franquia em Brasília, várias questões foram levantadas para a construção dos ambientes que compõem a exposição deste ano: Qual é o meu lugar neste espaço? O que nele reproduz meu estilo e valores? O que o torna tão familiar e reconhecível a quem se destina?
Vamos conhecer os lugares pensados por e para talentos criativos na Mostra Artefacto Brasília?
No ambiente de cerca de 50m², a dupla propôs um gabinete de trabalho, onde Mayara pudesse realizar suas reuniões com conforto e personalidade. A mesa bar Lena é um dos destaques como símbolo da sofisticação e do “empoderamento” da homenageada. “Optamos por uma paleta de cores neutra e atemporal, contrastando com o verde profundo, proporcionado por um grande painel curvo, que abraça o espaço e remete ao mobiliário utilizado por Oscar Niemeyer, nos edifícios públicos de Brasília”, conta Silvana.
Com base no espírito festivo da homenageada, o espaço foi projetado para celebrar e agregar pessoas. O projeto, com cerca de 120m², se articula em torno da sala de estar, onde se distribuem quarto, escritório e sala de TV. “Devido à sua conformação curva, o sofá Carrie desempenhou papel fundamental na integração dos diferentes setores do espaço”, explica Cybele, que privilegiou os tons claros para o mobiliário, e mais escuros, cinza grafite, para as paredes.
Todos os detalhes do ambiente de 120 m² foram pensados para transmitir uma sensação de leveza e bem-estar, sem perder de vista a ousadia e a elegância. O espaço é dividido entre quarto, sala de jantar, sala de estar e varanda. “Os tons metálicos foram adotados devido ao brilho, dentro de uma paleta sóbria e neutra, na qual predominam a cor branca e o cinza. O que, aliás, diz muito sobre a minha homenageada”, conclui Daniele.
A designer de interiores Neusa Fenelon e a arquiteta Flávia Caetano, sócias da Fenelon Arquitetura, conceberam um lounge íntimo, de cerca 40 m², com a mesa de jantar Sabang e as cadeiras Jackie, na área do jantar ou dos jogos. Assinadas pelo artista, e criadas especialmente para o projeto, telas procuram trazer a estética de Solferini para o espaço. “O trabalho dele ilumina o ambiente, e, como o conhecemos, para além da arte, sabemos que sua personalidade carrega a mesma luz”, conta Flávia.
“Ninguém melhor do que a Anna, com sua paixão por receber bem, para dar vida a este projeto”, comenta o arquiteto, que criou o rooftop com cerca de 450m². Os destaques são os sofás Renzo e Costa, a poltrona Canyelles e a mesa de jantar Sabang, móveis escolhidos para abrigar o maior número possível de pessoas, confortavelmente sentadas e bem atendidas. Objetos garimpados pelo mundo, além de importantes obras de arte, reforçam a atmosfera cosmopolita do espaço.
A inspiração do arquiteto Ilgner Martins para o espaço na mostra foi esse casal, seus primeiros clientes do escritório. Com 45m², o ambiente é o novo café da Artefacto Brasília, uma área funcional e de convivência. “É um mix perfeito e atemporal de madeira natural, quartzitos, linho nas paredes e uma iluminação sóbria e intimista. Sem falar dos móveis, cada um deles escolhidos a dedo, tendo em vista seu design e sua funcionalidade”, explica Martins.
O loft de 50m² para a proprietária da Mari Maria Makeup é feminino e delicado. “O espaço foi dividido em três partes: área de repouso com duas chaises longue Harrison, sala, com a mesa de jantar Poiret, e quarto, com a escrivaninha Noslen, funcionando como penteadeira”, explica Juliana. “Idealizei um ambiente com tonalidades suaves, revestimentos delicados, inspirados numa jovem empreendedora e influente no mercado de maquiagem no Brasil.”
A dupla projetou um ambiente corporativo, formado por recepção, sala de reuniões e lounge para entrevistas. “A Paula é uma jornalista muito articulada e à frente do seu tempo. Nosso objetivo foi, por meio de um layout fluido e integrado, trazer essa atualidade para o desenho do espaço”, afirma Walléria, que cita o módulo Opus e a mesa de jantar Minos como peças fundamentais na configuração de cada um dos setores do projeto. Tonalidades neutras, como o bege e o cinza, predominam nas paredes e nos revestimentos.
As sócias Natalie Tramontini, arquiteta, e Thalita Gonçalves, designer de interiores, se inspiraram na capacidade intelectual, força e determinação da homenageada. “Nosso ambiente, uma sala de estar com cerca de 55m², tem o estilo de Christiana, que tende ao clássico contemporâneo”, conta Thalita. Para decorar o espaço, a dupla harmonizou elementos clássicos, como as boiseries, e móveis contemporâneos como o sofá Piero e as mesas componíveis Brass. A paleta de cores, marcadamente neutra, inclui detalhes em dourado.
Susane viu na Mostra Artefacto Brasília a oportunidade de celebrar o seu lugar e de sua irmã, Janice, no mundo. Assim surgiu o loft, com cerca de 70m², que investe em uma distribuição orgânica e integrada, formada pela mesa de jantar Judi, e cadeiras Carrie. A área íntima, que conta com um brise de vidro fumê como divisória, complementa o estar e o quarto. “Para dar leveza e sensação de acolhimento, optei pelos tons de bege, madeira e verde nos móveis e revestimentos”, conclui Susane.
Zago criou um espaço de 74m² voltado para a convivência e celebração, com sala de jantar e estar. Não por acaso, a mesa Halston, complementada pelas cadeiras Daphne, e pelo buffet Greta são o ponto de partida do projeto. Para compor seu ambiente, o arquiteto investiu em tonalidades sóbrias, evidenciadas na madeira e no acabamento em ébano, empregado na mesa da sala de jantar. “Procurei evocar a sensação de um ambiente masculino, atemporal e elegante. Tudo em sintonia com o estilo de vida do Marcelo”, conclui.
Artefacto Brasília
Shis Qi 21, Bloco B
Lago Sul – Brasília – DF