Designers brasileiros ganham espaço no Salão do Móvel de Milão e eventos paralelos

174.457 metros quadrados, 1.950 expositores de 35 países e 185 marcas. Ao observar os números e as imagens da abertura esta semana da 62ª edição do Salão do Móvel de Milão, não restam dúvidas de que se trata do principal e mais importante evento internacional da indústria do design. E o Brasil marca presença em várias exposições organizadas na cidade.

Por isso, é fundamental estar de olho no Rho Fiera, o pavilhão onde a mostra principal acontece até 21 de abril, e nos eventos paralelos, o chamado FuoriSalone, em distritos de Milão como Brera e Tortona. Este ano, a alternância de exposições bienais inclui a Eurocucina, voltada para o segmento de cozinhas, e o Salão Internacional do Banho. 
Seja na feira, seja nas ruas, todos os lugares se transformam em laboratórios de experimentação e oportunidades de negócios. Segundo seus organizadores, o objetivo do Salão do Móvel de Milão é gerar valor duradouro a seus expositores, para criar produtos de alta qualidade, proporcionar experiências e criar sinestesia e curtos-circuitos culturais para todos.

Salão do Móvel de Milão: produzir sinestesia e curtos-circuitos culturais para todos
Salão do Móvel de Milão: produzir sinestesia e curtos-circuitos culturais para todos

“Nossa ambição é captar novas tendências, envolvendo e ouvindo comunidades próximas e distantes, identificando novas abordagens, experimentando tecnologias”, afirma Maria Porro, presidente do Salão do Móvel, que nos últimos anos tem abordado questões urgentes como a sustentabilidade.

Salão do Móvel de Milão: Experimentações

Porro ressalta que o evento está cada vez mais sustentável, graças à circulação de novas diretrizes verdes para as instalações, e mais aberto à experimentação. “Mais do que nunca, o Salão do Móvel é uma cidade intercontinental. Para esta edição, evolução é a palavra-chave que fala sobre as nossas empresas e é também a chave para reagir a um momento tão complexo”, destacou a presidente, durante a cerimônia de abertura.

As duas Thinking Rooms (salas de pensamento, em tradução livre), desenhadas por David Lynch, o famoso diretor do inconsciente, são os principais destaques que expressam a visão do Salão do Móvel de Milão. Os ambientes foram imaginados como o limiar para um reino imersivo e meditativo. Há telas que projetam trechos dos filmes do cineasta.

Salão do Móvel de Milão: Thinking Rooms: telas projetam trechos dos filmes do cineasta David Lynch
Thinking Rooms: telas projetam trechos dos filmes do cineasta David Lynch

O Brasil no Salão do Móvel de Milão

O Brasil está com forte presença no Salão do Móvel de Milão, no âmbito do Brazilian Furniture Project, iniciativa da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Além dos lançamentos de grandes marcas, são apresentados projetos desenvolvidos por designers brasileiros conectados a fabricantes nacionais. 

Oito empresas brasileiras (Modalle, Sollos Jader Almeida, Century, que acaba de ganhar três iF Design Awards; Arboreal, Cristais São Marcos, Green House, St. James e Zen) têm espaço expositivo. E mais: uma mostra apresenta peças desenvolvidas em colaboração entre 22 marcas e mais de 40 designers nacionais por meio do programa oficial.

Paralelamente, a mostra Design Brasil + Indústria, organizada pelo projeto Brazilian Furniture, reúne 41 peças de designers renomados e em ascensão no cenário nacional como Jayme Bernardo, Rodrigo Silveira, Ibanez Razzera e Renata Távora. O objetivo é ampliar a competitividade da indústria moveleira brasileira.

A Piloto Milano, edifício histórico da Piazza Tricolore, é outra exposição que reúne nomes consagrados do design nacional e profissionais em ascensão, com a curadoria de Ricardo Gaioso. Na mostra, estão peças de Patricia Anastassiadis, Ronald Sasson, Guilherme Wentz, Leonardo Lague, Paola Vilas e Melina Romano.

Arca de Noé

Para fechar com chave de ouro a presença do Brasil em Milão, o documentário “We The Others”, sobre o incensado Estúdio Campana, tem estreia prevista para o dia 18, na Triennale de Milano. A obra, assinada por Francesca Molteni e Maria Cristina Dider, aborda o pioneirismo dos irmãos Fernando e Humberto Campana no mundo do design e das artes e suas iniciativas sociais. 

Mas a passagem da marca Campana por Milão não se restringe ao documentário. Humberto Campana também lança nesta edição do Salão do Móvel, em parceria com a Citco, a banheira Arca, uma peça de visual impactante inspirada na Arca de Noé.

EuroCucina e Salone Internazionale del Bagno

A EuroCucina, concebida pelo estúdio Lombardini22, é um espaço que reflete as novas narrativas da atualidade, com foco no convívio, no bem-estar, na natureza e na sustentabilidade. Além disso, o evento paralelo da EuroCucina, FTK – Technology For the Kitchen, apresenta produtos e protótipos inovadores que reimaginam o futuro da culinária.
O Salone del Bagno conta com 180 expositores e a instalação imersiva Under the Surface, assinada pela Accurat, Design Group Italia e Emiliano Ponzi. O espaço recria a imagem de uma ilha submersa, que estimula os visitantes a pensar sua relação com o recurso natural mais precioso da Terra.

Salão do Móvel de Milão: Under the Surface: relação do homem com o recurso natural mais precioso da Terra
Under the Surface: relação do homem com o recurso natural mais precioso da Terra

SaloneSatellite + Design Kiosk

Em comemoração ao 25º aniversário do apoio do SaloneSatellite aos designers emergentes, o Salão do Móvel de Milão abriga a exposição de trabalhos de 600 designers de 37 países, além de escolas de design estreantes como Prince Sultan University, na Arábia Saudita, Belgrade Business and Arts Academy of Applied Studies e Michael Graves College, nos EUA. No SaloneSatellite, estão também jovens brasileiros com a mostra Brasil Design Talent, com curadoria de Marcelo Lima.

Este ano, o Salão do Móvel de Milão abrange também o projeto temporário Design Kiosk, desenvolvido por Frederik De Wachter e Alberto Artesani, do DWA Design Studio, e co-desenvolvido pela Interbrand. Na Piazza della Scala, estão programadas, por exemplo,  conversas com arquitetos que acontecem no espaço inspirado nas típicas bancas de jornal espalhadas pela Itália.

Salão do Móvel de Milão: Design Kiosk onde acontecem conversas com arquitetos e designers
Design Kiosk onde acontecem conversas com arquitetos e designers

Salão do Móvel de Milão: Palestras e bate-papos

Para discutir temas relevantes como práticas sustentáveis, inclusão e uso da inteligência artificial, o Salão do Móvel de Milão organizou palestras e debates, o “Drafting Futures. Conversations about Next Perspectives” (Elaborando Futuros. Conversas sobre Perspectivas Imediatas), idealizado pela Formafantasma, com curadoria de Annalisa Rosso. A série vai reunir figuras renomadas como o arquiteto vencedor do Pritzker, Diébédo Francis Kéré, que será entrevistado pela jornalista Giulia Ricci, da Domus Magazine; e a arquiteta Jeanne Gang, em conversa com o crítico Deyan Sudjic.

Salão do Móvel de Milão: Arena Drafting Futures: local para discussão de temas relevantes
Arena Drafting Futures: local para discussão de temas relevantes

FuoriSalone 

A Alcova é um dos eventos do FuoriSalone, que reúne marcas, designers e galerias independentes. A sétima edição, que acontece na Villa Borsani e na Villa Bagatti Valsecchi, apresenta um diálogo entre projetos contemporâneos de design e arquitetura notável. Uma das peças que compõem a exposição Animism é a cadeira Sol, do designer brasileiro Giacomo Tomazzi. Fundado em 2018 por Valentina Ciuffi e Joseph Grima, a Alcova tornou-se um dos projetos mais seguidos no FuoriSalone, atraindo mais de 90 mil visitantes.

 Salão do Móvel de Milão: Villa Bugatti Valsecchi, onde acontece a sétima edição da Alcova
Villa Bugatti Valsecchi, onde acontece a sétima edição da Alcova

Brera Design District

Um dos destaques da programação do bairro é a obra interativa da Porsche, The Pattern of Dreams, no Palazzo Clerici. Além da instalação, a Porsche apresenta uma coleção de móveis em parceria com a Vitra.

O Jardim Botânico de Brera se transformou em palco para a Interni Cross vision – SunRICE – A receita para a felicidade, em que as esferas da alimentação, energia, natureza e arquitetura se cruzam criando uma instalação para o visitante explorar. O projeto, assinado por Carlo Ratti Associati e Italo Rota, parte de um simples elemento tradicional, o arroz, e combina reflexões sobre os temas-chave da saúde, bem-estar, competências e formação, tradição e inovação.

Echi dal Mondo 

A nova coleção Armani/Casa, intitulada Echi dal Mondo e inspirada em atmosferas, cores e formas selecionadas pelo estilista Giorgio Armani durante suas viagens, é apresentada no Palazzo Orsini, sede histórica da marca.

Università degli Studi Milano

Na Università, que fica no coração da cidade, próximo do Duomo e da Galeria Vittorio Emanuele II, acontecem vários eventos interessantes como a Coccoloba – Brazilian Exhibition, uma mostra da ApexBrasil que reúne o trabalho de 53 empresas e designers brasileiros. 

Também na Università, a Roca apresenta a instalação Sparking Change, assinada pelo escritório Mario Cucinella Architects, que interpreta os conceitos de inovação, meio ambiente e tradição.

La Nascita, de JR

Na Stazione Centrale de Milão, o artista francês JR, famoso por criar intervenções gráficas colossais mundo afora, monta a instalação La Nascita. Em estilo tromp l’oeil, a obra conta a origem da história da arquitetura de Ulisse Stacchini. 

Esta é uma amostra do que acontece esta semana em Milão. Há muito mais para ver e viver dias em que o design toma conta de tudo. Acompanhe aqui e em nosso perfil no Instagram as novidades que compartilharemos.